Psicologia Forense e Investigativa

21/05/2011

O Exame Criminológico

Filed under: Psicologia Jurídica — Tags: — psicologiainvestigativa @ 01:13

O Exame Criminológico foi oficialmente instituído na política penitenciária nacional em 1985. A Lei de Execução Penal tem como base a chamada individualização da pena, que por sua vez, tem o exame criminológico como a fonte básica de informação sobre a pessoa do sentenciado.

O Exame Criminológico é um exame multidisciplinar e o laudo produzido deve ser de responsabilidade da equipe técnica que o conduziu. Os principais exames que constituem o exame criminológico são: o exame médico, o exame psicológico, o exame psiquiátrico e o estudo social. Portanto, o exame criminológico não deve ser confundido com o exame psicológico, sendo este parte integrante daquele.

O exame médico engloba todo o aspecto bio-somático do sentenciado, enfocando desde os antecedentes mórbidos familiares, o equilíbrio fisiológico até possíveis alterações neurológicas entre outros, relacionando-os com a inadaptação social do indivíduo.

Embora alguns psicólogos brasileiros queiram impor a tese de que o fator determinante do comportamento criminoso é a sociedade atual, capitalista e injusta. O exame psicológico busca os elementos de ligação entre a personalidade do examinado e o crime por ele praticado. Portanto, não deve o psicólogo ficar restrito ao testes psicológicos (inteligência e personalidade), mas também analisar a psicodinâmica do crime, bem como as suas repercussões na estrutura psíquica do perpetrador.

O exame psiquiátrico é orientado para obtenção de sinais ou sintomas indicativos de patologias psíquicas. É baseado no tradicional exame psíquico. Se for preciso, o médico deve solicitar exames complementares, tais como: eletroencefalograma, radiologia do crânio e até ressonância magnética.

O exame social geralmente é desenvolvido por um assistente social, mas a participação de um sociólogo ou antropólogo é desejável. Esta parte do exame criminológico visa reconstituir a vida do criminoso nos diferentes nichos sociais, identificando sua inadaptação ao convívio social e o quantum de influência recebeu o examinado do meio ambiente que pertencia.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: